Mato Grosso do Sul sedia Reunião Ordinária do Conaprev

Campo Grande (MS) – Conselheiros e suplentes de todos os estados brasileiros participaram da 60ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), em Campo Grande, nos dias 10 e 11 deste mês. Abrindo os trabalhos, a Conselheira Suplente que representou o Estado e Chefe da Procuradoria Jurídica da Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul, Drª Renata Raule Machado, destacou que “o grande desafio dos gestores é equacionar o déficit da Previdência. A PEC 287 trouxe à tona a discussão salutar dos RPPS. Acredito que o Conaprev tentará trilhar os caminhos para melhor solucionar os pagamentos futuros, desenhando uma previdência sustentável. A previdência é uma questão de Estado e não de Governo. Por isso, vamos ter uma herança saudável”

Presente no evento, Eduardo Riedel, Secretário de Governo e Gestão Estratégica, disse que “é uma responsabilidade grande tratar do tema Previdência, pois nela, se enxerga o futuro do País a longo prazo, sobre todas as lideranças das unidades federativas. No momento em que estamos vivendo, esperamos que possam surgir caminhos para a previdência em um modelo sustentável e essa reunião busca esse entendimento”.

Marcelo Caetano, Eduardo Riedel e José Roberto Moraes

Narlon Gutierre Nogueira, Presidente do Conaprev e Subsecretário dos Regimes Próprios de Previdência Social da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda (MF), ressaltou que “a reunião foi produtiva dentro daquilo que é de interesse dos RPPS”.

Benedito Adalberto Brunca, Subsecretário do Regime Geral de Previdência Social da Secretaria de Previdência do MF, afirmou que foram tratados temas que incubem todos os aspectos da previdência social.

O Secretário de Previdência do MF, Marcelo Abi-Ramia Caetano, mencionou que o Conaprev “é um grande ambiente de gestão do servidor público. Discutimos diversos temas: como contabilidade, alteração do CMN para definir normas financeiras, atuária, Certidão por Tempo de Contribuição e, por isso, é importante a existência do Conselho para se ter um intercâmbio de ideias formatando novas propostas”.

Alessandra Messias – Assessoria de Comunicação

Fotos: Edemir Rodrigues