Em primeira reunião entre governador e secretários, dados apresentados mostram bom desempenho

Campo Grande (MS) – Na manhã desta sexta-feira (16.02) ocorreu a primeira reunião entre o governador Reinaldo Azambuja e os secretários estaduais, assim como os responsáveis pelas autarquias governamentais. O encontro se iniciou com a apresentação dos dados de conclusão dos Contratos de Gestão 2017, feita pelo Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel.

Secretário Eduardo Riedel destacou resultado positivo com 75,3% de conclusão dos contratos de gestão

Segundo levantamento da Superintendência de Gestão Estratégica, o Índice de Performance de Execução dos contratos chegou a 75,3% no início deste ano. Incluem-se nessa porcentagem tanto as ações concluídas quanto aquelas com um percentual de conclusão acima de 75% – ou seja, em vias de finalização.

“Consideramos que 2017 foi um ano extremamente positivo. Ainda temos muito a entregar e o trabalho será grande, mas nosso time conseguiu fazer muita coisa. Dou o meu parabéns aos secretários”, ressaltou Riedel. No panorama geral dos contratos, apenas oito ações não foram realizadas, de um total de 152. “Percebemos um volume de entregas muito alto. Temos ações que são fundamentais para esse ano e nosso foco é concluí-las para otimizar os processos do governo e levar à população mais qualidade de vida“, pontuou.

Em seguida, o Secretário de Estado de Fazenda, Guaraci Fontana, apresentou dados orçamentários para 2018, ressaltando a necessidade de cumprimento da legislação do teto de gastos para garantir oportunidades de investimento. Segundo ele, é fundamental que o orçamento seja gerido de maneira inteligente e responsável, de modo que áreas estratégicas como saúde, educação e segurança não sejam comprometidas. “Temos prioridades orçamentárias para este ano. Trabalhamos para que elas sejam cumpridas e o Estado consiga se manter em equilíbrio economicamente”, aponta.

“Mesmo enfrentando uma das piores crises neste País, tivemos um resultado extremamente positivo. Pela primeira vez, um governo investiu em todos os 79 municípios, levando estrutura, saneamento e moradia para a população de todas as regiões”, argumentou o governador Reinaldo Azambuja, ao final. Ele ressaltou a importância de governar com responsabilidade e afirmou que essa se tornou uma das marcas do trabalho desenvolvido desde 2015. “Temos uma política de governo em que acreditamos, que será boa para a sociedade, e vamos realizá-la dentro do cronograma”.

Contrato de Gestão

É a contratualização de resultados em que Secretários e o Governador definem as iniciativas e as metas de governo para um determinado exercício. Os contratos de gestão são individualizados por Secretaria e devem ser compostos de projetos e resultados de processos estratégicos, além de metas de indicadores relacionados com os impactos de políticas públicas priorizadas a partir do Mapa Estratégico.

Thiago Andrade – Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov)
Fotos: Edemir Rodrigues (Subcom)