Vindos de Bonito, estudantes tem oportunidade de conhecer a Governadoria do Estado

Em uma tarde diferente, cerca de 40 alunos do 9º ano da Escola Estadual Bonifácio Carmargo Gomes visitaram a Governadoria de Mato Grosso do Sul para conhecer o prédio que abriga a Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e os gabinetes do Governador e da Vice-Governadora do Estado. Além das visitas, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais do dia a dia da Segov por meio das apresentações feitas por integrantes de órgãos como a Defesa Civil, a Casa Militar, entre outras.

A atividade é parte do programa “Curtindo e Compartilhando a Democracia”, desenvolvido pela escola em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. Durante toda a terça-feira (08.05), os alunos percorreram secretarias de governo e conversaram com secretários e gestores de setores variados como Administração e Fazenda. A visita se encerrou à tarde, quando os alunos tiveram a oportunidade de entender mais a fundo o funcionamento da Segov. O grupo também participou do programa O Povo na TV e foi à Assembleia Legislativa.

Alunos da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes assistem a palestras no Auditório da Governadoria

“É uma oportunidade para que eles vejam na prática o funcionamento daquilo que estão estudando, o funcionamento das instituições republicanas e o desenvolvimento das estruturas democráticas. Com certeza, o que estão conhecendo hoje vai ser marcante nas decisões que esses jovens irão tomar”, argumenta o professor de História, Elton Teixeira, que fez parte da equipe que acompanhou os adolescentes durante a viagem.

Para o assessor de gabinete da Segov, Sérgio Luiz Gonçalves, que recebeu os estudantes na Governadoria, visitas como ajudam a esclarecer a sociedade do papel que o governo cumpre. “É uma oportunidade de entender melhor o funcionamento das secretarias e isso contribui para que a cidadania se fortaleça. Ao sair daqui, elas levam essas informações para casa, para os colegas que não vieram. É um ponto fundamental da educação”, pontua.

Texto e fotos: Thiago Andrade, Secretaria de Governo e Gestão Estratégica de Mato Grosso do Sul