Superintendência de Gestão Estratégica

O gerenciamento de projetos é utilizado por organizações dos mais diversos ramos de atividade, inclusive na área pública. Tem sido de fundamental importância para transformar o planejamento em resultados, otimizando a alocação de recursos, redução de despesas e trazendo maior eficiência à sua gestão.

Também é responsável pelo apoio técnico às áreas finalísticas durante a execução das iniciativas pactuadas nos contratos de gestão. Por meio dos setorialistas realizam o monitoramento das iniciativas e dos indicadores estabelecidos nos contratos de gestão. Veja mais em Carta de Serviços SGE.

 

        

OBJETIVOS DO EGP:

  • Fomentar a melhoria na eficiência do planejamento, execução e controle  dos projetos dentro do Governo do Mato Grosso do Sul.
  • Alinhar o planejamento estratégico às iniciativas dos gerentes, através da difusão de uma cultura de gerenciamento de projetos e do suporte aos projetos e suas equipes.
  • Promover a excelência em gerenciamentos de projetos.

CONTRATOS DE GESTÃO

São documentos firmados entre o Governador e o Secretário de cada pasta para garantir a realização das ações estratégicas de governo e o alcance dos resultados almejados (metas de indicadores).O contrato de gestão é anual e deve estar alinhado com o PPA e a LOA, visando garantir que haja recursos para a execução do que for pactuado. Atualmente são 10 Secretarias mais a Procuradoria-Geral do Estado, Controladoria Geral do Estado e a UEMS que realizam a contratualização de suas ações e metas.

COMO FUNCIONA O CICLO DE MONITORAMENTO

O ciclo de monitoramento é realizado por meio de Ciclo Operacional, Ciclo Estratégico Institucional e Ciclo Estratégico de Governo. Cada um desses encontros servem para tratar do andamento das iniciativas pactuadas em diferentes níveis de gerenciamento: operacional, tático e estratégico. A dinâmica do modelo de monitoramento do contrato de gestão está apresentado na Figura 1.

Figura 1: Modelo de Monitoramento do Contrato de Gestão

Setorialistas
O servidor da Segov denominado Setorialista presta apoio técnico ao Ponto Focal e aos Gerentes de Projetos das Secretarias finalísticas. Eles principalmente realizam o monitoramento das iniciativas e dos indicadores do contrato de gestão. O setorialista é o responsável por alimentar as agendas das reuniões de níveis tático e estratégico de governo.

Ponto Focal
Corresponde aos servidores responsáveis pela coordenação das iniciativas definidas no Contrato de Gestão em sua Secretaria. Ou seja, consiste no servidor referência de sua Secretaria em relação à performance no Contrato de Gestão e o principal elo entre o gabinete, os superintendentes e os gerentes de iniciativa.

Equipe Técnica

Ana Maria de Almeida Niemeyer (Coordenação)
          Formação: Arquitetura

Adriele Stéfani Oliveira dos Santos (SEINFRA)
         Formação: Engenharia de Produção

Alessandra Muzzi de Queiroz (SES & SED)
         Formação: Pedagogia

Elizangela Lima Franco Vicari (SEGOV)
         Formação: Engenharia Civil

Geová Ferreira Queiroz (SEJUSP)
        Formação: Economia

Ilton Andrade Munhão (SEMAGRO)
         Formação: Administração

Juliano Leite dos Santos Junior (SECIC)
        Formação: Engenharia Agronômica

João Paulo Alcântara Vera (Trainee)
        Formação: Arquitetura

Kallyna de Oliveira Rocha (SEDHAST)
        Formação: Gestão de Recursos Humanos

Loraine Osterberg Benites Pereira (PGE & UEMS)
         Formação: Administração

Luis Vicente Costa Souza (SAD)
         Formação: Analista e Desenvolvimento de Sistemas

Marcos Roberto Barbosa (SEFAZ & CGE)
        Formação: Geografia

Telefone para contato: 3318-1160
E-mail: egp.segov.ms@gmail.com

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.