Quarta edição do Fórum de Processos motiva servidores

Categoria: Fórum de Processos | Publicado: segunda-feira, agosto 7, 2017 as 09:27 | Voltar

Participantes se inspiram ao conhecerem iniciativas de sucesso

Campo Grande (MS) – Na última quinta-feira (3/8) foi realizada a quarta edição do Fórum de Processos em Campo Grande, evento que acontece a cada dois meses. Com a temática “Gestão da Mudança”, além da apresentação de cases de melhoria de processos implantados por servidores, o encontro contou com a palestra “A gestão da mudança no serviço público”, da consultora Rosa Ota.

As servidoras Leda Pinho e Selma Rocha, da Sedhast, se entusiasmaram com as iniciativas apresentadas.

“O evento é muito importante porque nos dá um ânimo, reaviva a esperança de que é possível ter uma gestão de qualidade desde que haja uma vontade política e operacional”, destacou a assessora de planejamento da Sedhast, Selma Rocha.

A primeira apresentação, do soldado da Polícia Militar Paulo Henrique da Silva Leite, obteve o terceiro lugar no Prêmio de Inovação na Gestão Pública em 2016 e detalhou o processo de informatização das ocorrências de acidentes de trânsito. “Antes um policial levava uma hora e meia para preencher as 11 páginas do boletim de ocorrência que, por sua vez, demorava cerca de 60 dias para ser entregue. Após o processo de digitalização, que permite ao policial digitar diretamente as informações no sistema pelo tablet , o tempo de preenchimento caiu para 18 minutos e o prazo de entrega passou a ser de 24h”, destacou Silva Leite - que também deixou uma mensagem para todos os servidores no  vídeo abaixo.

Na sequência, a servidora Cléria Saionara Batista Martins contou os desafios de implantação do projeto de automatização do Sistema de Homologação de Créditos e Restituições Fiscais -  que reduziu o prazo do processo de cinco anos para 24 horas.

E para encerrar a programação,  a consultora Rose Ota destacou de maneira descontraída os desafios enfrentados no processo de mudança de processos, deixando uma mensagem de otimismo aos presentes: “Apesar dos problemas, nós podemos transformar e a prova disso são iniciativas como essas apresentadas pelos colegas nesta manhã. Quando a mudança parte da gente, as chances de sucesso são maiores”, concluiu Rose.

Formato interativo de discussão com os palestrantes agradou os presentes.

Ao fim do evento foi realizado um bate-papo de grande interação da plateia com os palestrantes e, aproveitando a oportunidade, foi lembrado aos presentes que as inscrições para o XII Prêmio Sul-Mato-Grossense de Gestão Pública (Inovação de Melhores Práticas no Serviço Público) foram prorrogadas até o dia 31 de agosto.  Mais informações neste link.

Jéssika Machado - Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (Segov).