Reinaldo e ministro destacam competitividade do Estado com Movimento Brasil Central

Categoria: Planejamento e Gestão | Publicado: quarta-feira, julho 8, 2015 as 15:11 | Voltar

Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja e o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, concederam nesta quarta-feira (08) uma coletiva de imprensa onde foram discutidas as estratégias de desenvolvimento que estão sendo planejadas pelo Movimento Brasil Central, criado no último dia 03, em Goiânia.

Para o ministro Mangabeira Unger, a criação desse movimento é algo revolucionário para o país, e vai trazer avanços econômicos para a região. “A ideia é qualificar ainda mais o modelo agropecuário, trazer o ensino profissionalizante voltado para as novas tecnologias, que seria um vanguardismo na educação brasileira”, disse.

A questão da educação foi destacada pelo governador, que ressaltou a questão da inovação no ensino profissionalizante e do fortalecimento de programas comuns dentro dos Estados do Brasil Central. “Queremos avançar em conjunto no ensino profissionalizante junto com o sistema “S”, e temos como objetivo fortalecer programas comuns, como a recuperação de áreas degradas, que também é uma pauta comum entre os Estados do Brasil Central”, afirmou.

Criação do Agência Brasil

Azambuja informou durante a coletiva, que levará para a próxima reunião do Movimento a formatação do projeto de criação da Agência Brasil Central. Ela servirá como fonte de financiamento para os projetos desenvolvidos pelo movimento. “Vamos apresentar o projeto, com suas questões de segurança jurídica, e vamos aprovar a criação da Agência na próxima reunião, marcada para Cuiabá”, afirmou o governador.

Competitividade e Logística

O dinamismo econômico do Brasil Central também foi destacado, e para o governador, o Centro-Oeste brasileiro tem potencial para aumentar a produção de alimentos e com isso melhorar a balança comercial do país. “A demanda de alimentos no mundo é crescente, e o Centro-Oeste tem uma grande oportunidade de crescimento econômico, ajudando a melhorar, inclusive, a balança comercial brasileira”, disse Azambuja.

Coletiva do ministro e governador

Outro tema abordado foi a questão da logística, onde o ministro Mangabeira Unger afirmou que é preciso resolver esse gargalo, principalmente para viabilizar um escoamento de produção mais ágil, e efetivamente mais econômico. “Precisamos de transportes multimodais, com estradas vicinais, a bioceânica e a aviação regional integradas”, destacou.

Reinaldo ressaltou que a logística é um tema comum entre os Estados do Brasil Central, e que a ideia é trabalhar uma logística regional, atendendo a todos. “Vamos trabalhar a questão da logística com integração regional, com caminhos mais rápidos e mais viáveis, aumentando a competitividade dos Estados frente aos outros centros”, finalizou.

Fonte: noticias.ms.gov.br
Fotos: Chico Ribeiro