Riedel aponta modelo de gestão como fator primordial para cumprimento das entregas

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, dezembro 28, 2018 as 15:59 | Voltar

Campo Grande (MS) – A implantação de um modelo de gestão de resultados, com a pactuação das secretarias dentro de um planejamento estratégico de investimentos e cumprimento de metas, foi um instrumento eficiente e determinante para o cumprimento de grande parte das entregas à população assumidas pelo governador Reinaldo Azambuja em quatro anos. A conclusão é do secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.

Ao fazer um balanço das ações e metas estabelecidas no período, durante encontro com a imprensa, nesta sexta-feira (28.12), na Governadoria, Riedel afirmou que o percentual acima de 65% dos contratos de gestão cumpridos pelas secretarias – 90,24% em 2018 – foi extremamente positivo. “Mostra que o Governo teve foco e capacidade na seleção dos projetos executados, com resultados extraordinários à população e ao desenvolvimento do Estado”.

Por meio da gestão estratégica e do monitoramento do que foi pactuado com cada secretaria quanto às metas definidas pelo Plano de Governo, segundo o secretário, foi possível construir uma relação de entregas com a sociedade, num período de crise econômica e escassez de recursos. “O que não foi alcançado, muitas vezes, ocorreu por questões burocráticas ou orçamentárias. As demandas são maiores do que a capacidade de investimentos”, pontuou.

Estado avançou

Riedel definiu como principais avanços alcançados pelo Governo, em quatro anos, a reestruturação da saúde com a conclusão de obras inacabadas, como o Hospital do Trauma em Campo Grande, e o plano de regionalização, que será finalizado em 2019 com a entrega dos hospitais de Três Lagoas e de Dourados. Também citou os resultados positivos alcançados com a Caravana da Saúde, que reduziu com a fila de espera e criou uma estrutura em cada região.

“Na segurança pública, onde o Governo destinou um dos maiores investimentos na história do Estado, os índices de redução da criminalidade apontam Mato Grosso do Sul como um dos estados mais seguros”, acrescentou. “Evoluímos em todas as áreas. Na educação, atualmente temos o melhor salário de professor, garantimos qualificação profissional, reformamos mais de 300 escolas e implantamos o projeto da Escola Integral, que é um sucesso”, completou.

Ao apresentar o balanço dos contratos de gestão, que nortearam as ações da administração, o secretário comentou o desempenho de cada secretaria e destacou a atuação de toda a estrutura governamental nos resultados alcançados. “O sistema de monitoramento das entregas foi uma estrutura nova, implantada já no primeiro ano, e foi um grande aprendizado, onde todo o Governo se envolveu no processo para cumprimento das metas”, realçou.

Relatório de gestão

No período de 2015-2018, o Governo do Estado promoveu 540 ações – incluídas nos contratos de gestão -, sendo a maioria cumprida. Em 2015, das 115 metas, 65% foram entregues; em 2016, 71% das 204 ações foram efetivadas. Esse percentual subiu para 75% em 2017, onde foram estabelecidas 152 iniciativas. Já nesse ano, das 69 ações definidas, o Governo cumpriu 90,24%. Alguns setores alcançaram 100% das metas, como a Controladoria-Geral do Estado (CGE). Veja mais fotos

VEJA RELATÓRIO FINAL DO CONTRATO DE GESTÃO 2018

Sílvio Andrade – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Fotos: Edemir Rodrigues

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.