Secretário de Governo e Gestão Estratégica acompanha abertura de encontro entre prefeitos no TCE

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, abril 23, 2018 as 16:56 | Voltar

Campo Grande (MS) – Durante a abertura do encontro “Tecendo o Poder Local”, realizado nesta segunda-feira (23.04), no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, o Secretário Estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, ressaltou a importância em se reforçar o diálogo entre a Corte de Contas e os gestores municipais. O evento reuniu prefeitos e técnicos administrativos e a realização contou com apoio da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

“Os administradores públicos são cada vez mais demandado pela sociedade. Seja em suas entregas, em suas responsabilidades, em como realizar aquilo que é devido”, lembrou Riedel. Desse modo, é fundamental entender a fundo os mecanismos criados para a fiscalização do poder público. Ele ressaltou ainda que a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente nesse trânsito entre as prefeituras e o tribunal, o que deve ser observado como um auxílio aos gestores. “Um encontro como esse, que responde às dúvidas por meio de um diálogo franco e aberto entre o poder público e a corte, é muito bem-vindo”, apontou.

Prefeitos e técnicos acompanharam o encontro para esclarecer dúvidas sobre papel institucional, atuação, prazos e sanções do TCE-MS

O presidente do TCE-MS, conselheiro Waldir Neves, ressaltou a satisfação em ter a presença dos gestores no auditório. “O Tribunal de Contas está de portas abertas para receber todas as suas solicitações, prestar esclarecimentos e compartilhar as boas práticas que promovam o desenvolvimento e o bem estar da sociedade”, afirmou. Segundo ele, TCE tem atuado de maneira preventiva para garantir que os gestores não enfrentem problemas durante e depois de seus mandatos.

Também da abertura do evento o Vice-Presidente e Diretor-Geral da Escola Superior de Controle Externo (ESCOEX), Ronaldo Chadid, os conselheiros, Iran Coelho das Neves (Corregedor-Geral), Osmar Jeronymo (Ouvidor) e Jerson Domingos, assim como o Presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Pedro Caravina. A programação contou com a realização de palestras visando o esclarecimento de pontos como o papel institucional e a atuação do TCE no julgamento das contas públicas, um detalhamento dos prazos e sanções da corte, entre outros temas.

Texto e fotos: Thiago Andrade - Secretaria de Governo e Gestão Estratégica