Decisão adia medidas mais restritivas contra pandemia

Categoria: Prosseguir | Publicado: sexta-feira, junho 11, 2021 as 11:39 | Voltar

Com a nova deliberação do programa “Prosseguir”, divulgado ontem (10), 43 cidades do Estado estão na “bandeira cinza” (grau extremo) e terão que seguir uma série de restrições com o objetivo de reduzir a disseminação do coronavírus, só funcionado os serviços considerados essenciais. Após a divulgação da nova deliberação do Prosseguir a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), fez um pedido a Secretaria de Estado de Saúde, alegando ter sido surpreendida pela reclassificação dos municípios.

Nesta sexta-feira (11), foi publicado no Diário Oficial do Estado a decisão que adia por 48 horas os efeitos da reclassificação dos riscos epidemiológicos do Prosseguir. A nova categorização passa a ter validade a partir de domingo, dia 13 de junho.

Para o Secretário de Governo e Presidente do Comitê do Programa Prosseguir Sérgio Murilo o adiamento para 48 horas da nova reclassificação foi compreendido através do pedido da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), entendendo que os municípios não tiveram tempo suficiente para se programar e preparar a população para as novas medidas restritivas que estão sendo impostas.

“Nosso desafio central é continuar equilibrando as medidas sanitárias necessárias com atividades seguras. O momento é preocupante, em decorrência do aumento exponencial do número de casos. E não há como desconsiderar que os atos da administração têm impacto em diversos outros ramos, a exemplo da economia. Precisamos manter as medidas de biossegurança como foco para caminharmos no sentido oposto como já está acontecendo Brasil afora”, disse o Gestor.

Com a nova decisão do Governo, a reclassificação passa a valer a partir de domingo (13), quando 43 municípios passam para a bandeira cinza, de grau extremo, seguindo uma série de restrições, como toque de recolher às 20h e funcionamento apenas de serviços considerados essenciais.

Outras sete cidades foram classificadas na bandeira laranja (grau de risco médio) e 29 foram colocadas na bandeira vermelha (grau de risco alto). Durante o período de maior restrição, as Polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros vão fiscalizar o cumprimento das regras.

Mariellyn Batista, Segov

Publicado por: Ana Maria Almeida Niemeyer

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.