Construído a partir de reuniões entre o governador, secretários e mais de 200 servidores em cargos de liderança, modelo prevê ações norteadas por eixos estratégicos
Campo Grande (MS) – Com o modelo de Gestão para Resultados (GpR), o Governo de Mato Grosso do Sul concorre ao Prêmio Qualidade de Gestão MS 2018, promovido pelo movimento MS Competitivo. Nesta semana, servidores da Superintendência de Gestão Estratégica participaram da capacitação promovida pela instituição. Durante três dias, representantes da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (Segov) acompanharam os encontros e apresentaram a estrutura e os processos seguidos no estado.
Para o Superintendente de Planejamento e Gestão Estratégica, Thaner Castro Nogueira, a importância de participar de um prêmio como esse é a oportunidade de receber uma avaliação isenta do modelo que vem sendo desenvolvido. Deste modo, pode-se entender o que precisa ser aprimorado e o que há de consistente na proposta. “Também queremos estimular outros entes públicos a utilizar a gestão estruturada e organizada como forma de atingir aquilo que a população espera. Esse é um papel importante que o estado está assumindo, expondo seu modelo de trabalho para que se possa melhorar”, ressalta.
“Avaliar a gestão pública é essencial para que se possa melhorar a efetividade e a eficiência, mas também é fundamental perceber os pontos fortes e aquilo que há de pioneiro nesse modelo”, argumenta Matheus Cestari, secretário-executivo do movimento MS Competitivo. “Quando falamos de gestão pública, estamos falando em formas de melhorar o ambiente social para garantir mais qualidade de vida às pessoas e mais desenvolvimento do setor privado”.
Com o encerramento das inscrições e a capacitação dos participantes, o Prêmio MS Competitivo segue seu cronograma até outubro, quando está prevista a divulgação do resultado das avaliações e as empresas melhor pontuadas em suas categorias serão reconhecidas como vencedoras.
Modelo de gestão
A partir do modelo estabelecido em 2015 e com a criação da Rede de Gestão do Estado de Mato Grosso do Sul, passou-se a trabalhar para garantir o comprometimento e o alinhamento de todas as secretarias em torno de uma estratégia única. Entre seus objetivos, está tornar as responsabilidades claras na execução das ações, oferecer maior qualidade e agilidade na tomada de decisões, garantir a consistência entre decisões de curto e longo prazo, assim como apoiar e tornar claras as definições de prioridades para a organização das rotinas de cada secretaria.
Com a elaboração do Mapa Estratégico, construído em 2015, e do Plano Plurianual (PPA – 2016-2019), estabeleceram-se os eixos estratégicos a serem desenvolvidos e avaliados anualmente para que se possa mesurar o cumprimento de propostas nos eixos social, econômico e sustentável, de infraestrutura e de gestão. Todas essas atividades estão centralizadas na Superintendência de Planejamento e Gestão (SPG), da Segov.
“A definição de prioridades e seu cumprimento é um dos impactos perceptíveis com a implantação deste modelo. Temos uma visão de onde queremos chegar e, com ferramentas como os Contratos de Gestão anuais, conseguimos trabalhar no curto prazo para atingir um objetivo que está mais distante por meio de entregas consistentes”, pontua o superintendente Thaner Nogueira.
Thiago Andrade – Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov)