Governo apoia ações de Combate ao Covid-19 no sul do estado

Categoria: COVID-19, Desenvolvimento | Publicado: domingo, maio 17, 2020 as 19:26 | Voltar

Gestão estadual investiu mais de R$ 3,4 milhões na estruturação da rede de saúde e ações de combate ao Coronavírus na região

Campo Grande (MS) – Dando continuidade ao projeto de regionalização da saúde, o Governo de Mato Grosso do Sul tem reforçado os investimentos para o combate e prevenção do coronavírus em todo o estado, garantindo que este auxílio chegue na ponta e beneficie a população de todos os municípios.

“Temos que dar sequência às ações de desenvolvimento, com toda a cautela e responsabilidade que o momento exige”, explicou Riedel.

De 13 a 15 de maio o Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, representando o governador Reinaldo Azambuja, visitou os municípios de Caarapó, Sete Quedas, Amambai e Ponta Porã para acompanhar as ações de enfrentamento da pandemia – que contam com importantes recursos estaduais.

“Passamos por um momento extremamente delicado e temos tido muita responsabilidade na condução das nossas ações, estruturando o sistema de saúde com reforço do número de leitos hospitalares, fornecimento dos medicamentos e equipamentos necessários, para que nosso enfrentamento à pandemia seja eficaz. E tem sido um trabalho coletivo com apoio da classe política (prefeitos, vereadores e deputados) e da população, além da importante ajuda do setor privado, por meio de uma série de doações solidárias”, destacou o secretário de governo, Eduardo Corrêa Riedel.

Juntos, os quatro municípios receberam mais de R$ 1,4 milhão em emendas parlamentares direcionadas para o combate ao Covid-19 e mais de 17 mil Equipamentos de Proteção Individual e outros produtos para os profissionais da saúde que atuam na linha de frente da pandemia (como luvas, álcool gel e líquido, máscaras, toucas e aventais).

Os quatro municípios receberam mais de R$ 1,4 milhão em emendas parlamentares direcionadas para o combate ao COVID-19 e mais de 17 mil EPI’s.

O governo estadual também destinará R$ 1 milhão para a reforma e ampliação do Hospital Beneficente São Mateus, em Caarapó – em fase licitatória e já destinou mais de R$ 55 mil em equipamentos para Hospital Regional de Amambai, além de R$ 1 milhão, em parceria com a bancada federal (emenda de Geraldo Resende), para a construção do centro cirúrgico, já em fase final.

“Esses investimentos melhoram o acesso da população aos serviços essenciais de saúde e trazem desenvolvimento ao município, que é muito importante”, comentou Marcos Roberto Penachio, morador de Sete Quedas há 18 anos.  “Mato Grosso do Sul não pode parar. Temos que ter prevenção, as medidas necessárias devem ser tomadas, mas nós temos que dar sequência às nossas ações de desenvolvimento, com toda a cautela e responsabilidade que o momento exige”, explicou Riedel.

Infraestrutura

Além dos investimentos em saúde direcionados à pandemia, ao governo tem mantido uma agenda de obras essenciais em regiões previamente planejadas, para melhoria da infraestrutura destes municípios.

Investimentos na universalização do esgoto em Ponta Porã (em andamento), e outras obras de infraestrutura, somam mais de R$100 milhões.

Ao todo estão sendo destinados quase R$ 15 milhões em obras, por meio de três convênios que dão ordem de serviço para a pavimentação da avenida Dom Pedro II, em Caarapó (R$ 6,5 milhões), recapeamento de diversas ruas no centro de Sete Quedas (R$ 2 milhões) e o recapeamento, drenagem e pavimentação de ruas de diversos bairros em Amambai (R$ 6,3 milhões).

Em Ponta Porã, diversas obras de drenagem e pavimentação, além do contorno viário que interligará a MS 164 à BR 463, somam mais de R$30 milhões. O município também conta com obras de saneamento da Sanesul, que totalizam R$ 70 milhões de investimento na melhoria da distribuição de água e na universalização do sistema de esgoto no município.

Texto: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov).  Fotos: Edemir Rodrigues.