Método de planejamento das ações de governo é inovador, diz servidora com 30 anos de funcionalismo

Categoria: Geral, Reunião Rede de Gestão Estratégica | Publicado: quinta-feira, dezembro 15, 2016 as 16:17 | Voltar

Campo Grande (MS) – “Estamos tendo aprendizado de um método inovador de planejamento. Muitas pessoas dentro das secretarias estão aprendendo a planejar em cima de metas, daquilo que têm condições de fazer”. A afirmação é parte do depoimento da servidora da Secretaria de Estado de Habitação (Sehab), Maria Teresa Palermo, durante o último encontro do ano da Rede de Gestão Estratégica, nesta quinta-feira (15), na Governadoria.

Maria Teresa ocupa a posição de ponto focal dentro Rede, formada por cerca de 250 funcionários públicos para implantar o programa de planejamento estratégico do Governo de Mato Grosso do Sul. O ponto focal é uma figura de apoio aos gerentes de iniciativa, responsáveis por monitorar as ações programadas pelas secretarias estaduais e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) para o exercício anual de governo.

Há 30 anos no funcionalismo público, Maria Tereza fez questão de dar seu depoimento e destacou que o planejamento em execução é algo inovador no âmbito do governo estadual. “Nas gestões anteriores havia planejamento, mas ele ficava no núcleo do governo e não se expandia, diferente do que está acontecendo agora, quando ocorre uma ação de conjunto, um movimento que vai do centro paras as secretarias e das secretarias de volta para o centro”, comparou.

Para a servidora, o envolvimento do funcionalismo na formação de equipes para monitorar as ações é um avanço que precisa ser compartilhado com a sociedade. “É um método inovador que tem que se expandir. Eu vejo os resultados nas secretarias e vejo que nos tornamos pessoas de sucesso. Porque uma pessoa de sucesso é aquela que atinge as metas traçadas”, afirmou.

20161215_090037

Nogueira: precisamos medir o impacto para a população

No último encontro do ano dos colaboradores que fazem parte da rede, o superintendente da secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Thaner Nogueira, apresentou o status das ações planejadas para este ano. Das 204 iniciativas programadas, 62 ou 30,4% estão finalizadas, 124 estão em andamento e 18 foram canceladas, interrompidas ou reprogramadas. As ações das secretarias foram agrupadas por eixos: gestão, com 47 iniciativas; infraestrutura, com 15; econômico-ambiental, com 46, e social, com 95 iniciativas.

Nogueira destacou que a metodologia de planejamento é referência para o Brasil e que faz parte dos procedimentos avaliar os resultados. “Nessa avaliação, precisamos medir qual o impacto do que foi finalizado para a população”, destacou.

20161215_094442

Renata: preparar pessoas para a gestão de resultados

A assessora do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Renata Vilhena, apresentou as novas etapas do ciclo de gestão do desempenho de Mato Grosso do Sul com a implantação de um escritório de projetos e programas como o Gestão por Competência, no qual os servidores são reconhecidos por suas habilidades. “O que estamos fazendo é preparar as pessoas para a gestão para resultados”, avaliou.

Rosane Amadori - Assessoria de Imprensa Segov

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.