Painel de debates discute empatia, acolhimento e cooperação entre as mulheres

Categoria: Agenda | Publicado: quinta-feira, março 21, 2024 as 10:55 | Voltar

Ana Nardes, durante evento no Bioparque

 

 

Ana Carolina Nardes, secretária adjunta de Governo, foi uma das palestrantes do painel de debates da “I Conferência Estadual das Delegacias de Atendimento às Mulheres do MS”, falando sobre o tema sororidade, termo ainda não incluso em muitos dicionários, cujo conceito quer dizer ‘prática da empatia, cooperação e acolhimento entre mulheres.

O evento, promovido pela Delegacia de Combate, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, foi realizado nesta quarta-feira (20), no auditório do Bioparque Pantanal, para aproximadamente 250 policiais civis, em mais uma ação realizada pelo Governo do Estado alusiva ao “Mês da Mulher”.

“Estamos deixando de viver num mundo. psicologicamente masculino para entrar na era das igualdades, na qual a humanidade vem construindo modelos que estabelecem padrões onde as diferenças de sexo, de origem social, etnia, cor da pele, não são mais obstáculos para que cada cidadão faça livremente suas escolhas e viva em liberdade”, defendeu a secretária.

Os trabalhos da mesa foram conduzidos pela delegada adjunta da 1ª  DEAM, Maira Pacheco Machado e contaram com as participações: da Primeira Dama do Estado, Mônica Riedel, da procuradora-geral de MS, Ana Carolina Ali Garcia, além da antropóloga Viviane Luiza, titular da pasta da Cidadania, da secretaria adjunta de Governo, Ana Carolina Nardes,   da advogada Luciana azambuja e a educadora Neca Bumlai.

Esta é a primeira conferência da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul voltada exclusivamente aos policiais que trabalham no combate à violência contra o gênero feminino. Conforme a comissão organizadora, o evento cumpriu o objetivo, apontando caminhos e discutindo soluções para a melhora na rede de atendimento em prol das mulheres do Estado.

Para Ana Carolina Nardes é  inegável que o papel feminino nessa nova concepção de sociedade tem se transformado, adquirindo uma relevância inimaginável, comparado às décadas passadas. Conforme ela ainda frisou, apesar dos avanços, as mulheres querem mais protagonismo, melhores salários e maiores oportunidades no mercado de trabalho.

“Sabemos que ainda lutamos com muitos preconceitos, com uma mentalidade machista, com violência doméstica, feminicídio, assédios e inúmeros outros problemas que vivenciamos só pelo fato exclusivo de sermos mulheres. Por isso a sororidade entre nós é tão importante, porque nos fortalece quando enfrentamos problemas comuns que acontecem somente pelo fato de sermos mulheres”.

 

Proteção e prevenção

Mato Grosso do Sul conta com 12 Delegacias de Atendimento à Mulher e 36 unidades das Salas Lilás, espaço dedicado a atender as vítimas de violência doméstica ou sexual ou em situação de vulnerabilidade. Em 29 de janeiro deste ano, o Governo do Estado e o Governo Federal firmaram cooperação técnica para adesão ao programa “Mulher, Viver sem Violência” e para implementação de mais duas unidades da “Casa da Mulher Brasileira”. Além de Campo Grande, Dourados e Corumbá também terão um ambiente acolhedor e seguro para as famílias que precisam de ajuda.

 

Alexsandro Nogueira- assessoria de comunicação da Segov

Foto: Bruno Resende

 

Publicado por: Alexsandro de Oliveira Nogueira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.