Publicado em 24 out 2025 • por Elaine Regina Paes da Silva •
Servidoras da Agems, Nauristela e Danielle concorrem com o projeto “Educação Ambiental: Conectando Saberes, Serviços e Comunidades”
A Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) garantiu protagonismo no Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública ao emplacar quatro projetos finalistas nas categorias Práticas Inovadoras e Ideias Inovadoras. A iniciativa reconhece servidores que desenvolvem soluções capazes de modernizar a administração pública e melhorar os serviços oferecidos à sociedade.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Escola de Governo, o prêmio tem como objetivo estimular, valorizar e disseminar ações inovadoras, além de inspirar novas práticas a partir de experiências reais de impacto positivo. Ao todo, 30 projetos foram selecionados para a etapa de capacitação: 15 da modalidade Práticas e 15 da modalidade Ideias.
Na quarta-feira (22), os finalistas participaram de um mini-curso intensivo ministrado pelo LAB-GEIMS e pelo especialista Victor Genare. A formação apresentou uma das principais novidades desta edição: o pitch de até 3 minutos, formato que será utilizado para a apresentação e defesa dos projetos no dia 27 de outubro. Já a premiação, onde serão conhecidas as três melhores práticas em cada categoria, acontece no dia do servidor público, 28.
A Segov se destaca com iniciativas que envolvem meio ambiente, sustentabilidade, educação e governança orientada a dados. Entre os finalistas está o projeto “Pantanal Resiliente – Plataforma de IA Integrada para Monitoramento Produtivo e Gestão Colaborativa de Ecossistemas Vulneráveis”, desenvolvido por Katyuscia Campos Fernandes e Mario Vinicius da Silva (SEGEM).
Também concorre, o projeto “Sustentabilidade e Impacto Social: Espaço Educativo Sustentável em Parque Urbano”, assinado por Rejane Amorim Monteiro (AGEMS).

Projeto “Sustentabilidade e Impacto Social: Espaço Educativo Sustentável em Parque Urbano”, assinado por Rejane Amorim (AGEMS), é um dos finalistas
Na mesma linha, o trabalho “Educação Ambiental: Conectando Saberes, Serviços e Comunidades”, de Nauristela Ferreira Paniago Damasceno, Danielle Adma Martinez Vendimiati e Marcos Vinicius Campelo Junior (AGEMS), representa ações voltadas à formação e à conscientização socioambiental. Por fim, integra o grupo de finalistas o projeto “Fortalecimento do Uso de Indicadores para Tomada de Decisão”, elaborado por Leandro Sauer, Bruna Ribeiro Diniz Campos e Mateus Boldrine Abrita (SEGEM), reforçando a importância dos dados e da inteligência analítica na gestão pública.
Com esse desempenho, a Segov consolida sua atuação como referência em gestão inovadora, moderna e orientada por resultados, reafirmando que a inovação na administração pública se traduz em melhorias reais para o cidadão e em um serviço público cada vez mais eficiente e próximo da sociedade.

Servidores da SEGEM, Leandro Sauer, Bruna Campos e Mateus Abrita emplacaram projeto que reforça relevância da inteligência analítica na gestão pública

Katyuscia e Mario Vinicius (SEGEM), são finalistas com o projeto “Pantanal Resiliente – Plataforma de IA Integrada para Monitoramento Produtivo e Gestão Colaborativa de Ecossistemas Vulneráveis”
