Coronavírus: Secretários apresentam realidade do Estado a novo Ministro da Saúde

Categoria: COVID-19 | Publicado: segunda-feira, maio 4, 2020 as 11:42 | Voltar

Campo Grande (MS) – Debater as diretrizes a serem tomadas em relação ao combate do coronavírus e apresentar a realidade e ações realizadas pelo Governo de MS. Foi com esses objetivos que o secretário de Gestão Estratégica, Eduardo Côrrea Riedel, representando o governador Reinaldo Azambuja, e o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, participaram de uma videoconferência com o novo Ministro da Saúde, Nelson Teich e demais governadores da região Centro-Oeste.

Este foi o primeiro encontro dos representantes de MS com o novo Ministro da Saúde.

A reunião contou com a presença do secretário Executivo do Consórcio Brasil Central, Jader Julianelli. Este é o primeiro encontro dos chefes do Executivo com o novo ministro. Nelson Teich assumiu a pasta há 13 dias, em substituição ao médico Luiz Henrique Mandetta.

Durante o encontro, Riedel explicou as estratégias para o combate da pandemia no Estado que já somam 100 ações desenvolvidas pelo governo e deu ênfase às barreiras sanitárias. “Como temos um leque de fronteira muito grande com os municípios do Sul, Sudeste e o próprio Centro-oeste, muito mais no intuito de monitorar a entrada de pessoas aqui em MS foi a implementação de 17 barreiras sanitárias ao longo de tais fronteiras e do Aeroporto Internacional de Campo Grande”.

Além disso, o secretário Eduardo Côrrea Riedel apresentou do panorama do Estado. “Dos 79 municípios, 21 em que existe pelo menos um caso de contaminação os outros ainda seguem sem nenhum registro”.

O secretário Geraldo Resende explicou das dificuldades na compra de equipamentos e falou do recebimento dos testes. “Conseguimos com apoio de outras entidades, melhorar nossa capacidade de testagem. Fizemos a ferramenta de drive-thru no Estado, em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas, queremos ampliar a iniciativa levando-a para as regiões de fronteiras, uma medida da qual fomos pioneiros”.

Em pauta: as principais ações do Governo de MS

Resende complementou: “Os testes rápidos que chegaram do ministério da saúde nós estamos utilizando conforme os critérios do ministério da saúde em profissionais da saúde e do pessoal que nos ajuda na segurança pública, que tem sido parceira, o braço direito da Secretaria de Saúde”.

Além disso, Resende enfatizou a importância do apoio do Governo Federal para o Hospital da Mulher e da Criança, em Dourados, no trabalho de transformá-lo em referência no tratamento da doença e salientou da preocupação com a população indígena do Estado. “ A segunda maior população indígena do Brasil está aqui no estado e na semana que vem vamos fazer uma ação específica para eles. Os indígenas que estão retornando das colheitas na região Sul vão ser avaliados nas barreiras sanitárias”.

O ministro salientou a importância da comunicação entre os secretários da região: “Eu espero que este seja um canal efetivo de comunicação de cidade e de estados e que usem esse canal para que exista uma colocação de cada um de vocês pelo COE. Estaremos sempre disponíveis”.

Texto: Alexsandro Nogueira e Ana Brito – assessoria de imprensa das secretarias de Gestão Estratégica e de Saúde.

Fotos: Chico Ribeiro.

Publicado por: Ana Maria Almeida Niemeyer

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.