Governo entrega e autoriza obras de saneamento e esgotamento em Japorã e Mundo Novo

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, maio 26, 2020 as 11:47 | Voltar

Mais de R$ 3,6 milhões são destinados à instalação e ampliação da rede de abastecimento de água e esgoto na região de fronteira

Campo Grande (MS) – A manutenção dos investimentos continua sendo uma das prioridades do governo estadual, especialmente de recursos voltados direta ou indiretamente à saúde pública. Nesta quinta-feira (20.5), o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Corrêa Riedel, acompanhado do diretor-presidente da Sanesul Walter Carneiro Jr., representou o governador  na entrega e autorização de obras de saneamento e esgotamento sanitário nos municípios de Japorã e Mundo Novo. O secretário também conferiu ações de combate ao coronavírus na fronteira do Estado com o Paraná e o Paraguai.

“Definimos como prioridade atacar um dos maiores problemas do Brasil, que é falta de saneamento e esgotamento sanitário”, destaca Riedel.

“A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a cada R$1 gasto em saneamento, economiza-se R$4 em saúde. Desde o primeiro mandato definimos como prioridade atacar um dos maiores problemas do Brasil, que é falta de saneamento e esgotamento sanitário. Mato Grosso do Sul já é destaque nacional por seu projeto pioneiro de universalização da rede de esgoto, por meio de Parceria Público-Privado (PPP). E hoje estamos entregando e autorizando obras que ampliarão a cobertura de esgoto em Japorã e Mundo Novo, com a certeza da melhoria efetiva da qualidade de vida e saúde da população da região”, destacou Eduardo Riedel.

Em Japorã, os investimentos em saneamento totalizam mais de R$ 3.1 milhões com previsão de que 81% da rede do município seja concluída até 2022. Nesta quinta-feira (20.5), a Sanesul entregou uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com mais 3.5 km de rede coletora e 114 ligações domiciliares, totalizando R$ 1.460.921,73 em recursos próprios e da Funasa. Na ocasião também foi dada ordem de serviço para ampliação de mais 12 km desta rede e 354 novas ligações domiciliares, utilizando recursos do Programa Avançar Cidades, no valor de R$ 1.643.789,38.

Em Japorã, foram investidos mais de R$ 3 milhões na ampliação da rede de esgoto, com  conclusão de 81% das obras até 2022.

“Trata-se de um problema antigo da cidade que agora começa a ser solucionado graças a essa parceria do Governo do Estado. Com essas obras, a população terá um menor contato com agentes provedores de doenças, um processo de valorização dos imóveis, além da despoluição dos rios e conservação dos recursos hídricos”, ressaltou o prefeito de Japorã, Paulo Franjotti.

Em Mundo Novo a estatal ativou dois poços para melhorar a capacidade de fornecimento de água aos moradores. O investimento foi feito com recursos próprios da Sanesul no valor de R$ 668.688,67. Também foi autorizada a licitação das obras de esgotamento sanitário de Mundo Novo, com recursos de R$12,7 milhões do Programa Avançar Cidades.

“Nossa cidade vive uma expectativa com a chegada dessas obras. São 28 anos de espera por esses serviços e muitas famílias que já sofreram com alagamento. Agradeço ao secretário Riedel pela parceria e comprometimento do Governo do Estado com nosso município”, destacou o prefeito de Mundo Novo, Valdomiro Sobrinho. “Essas obras simbolizam o processo de modernização da nossa região. Em tempo de pandemia, esses serviços trarão mais regularidade, além de melhorar a vida dos moradores”, complementou a professora Sabrina Galvão.

Outras obras

Governo Presente: Em Mundo Novo a avenida Rio Branco será pavimentada e  Japorã receberá R$ 1,5 milhão para o recapeamento e pavimentação de diversas ruas.

Os municípios da região também contarão com outras obras essenciais, já planejadas pelo governo por meio do Programa Governo Presente. Em Mundo Novo, a Avenida Rio Branco receberá recursos de aproximadamente R$ 2 milhões para obras de pavimentação e drenagem de águas pluviais.

Já Japorã receberá cerca de R$ 1,5 milhão para o recapeamento de ruas, além da pavimentação, em execução, das ruas Naviraí, Ponta Porã e Sagarana.

Recursos COVID-19

Na barreira sanitária de Mundo Novo, no Posto Fiscal Ilha Grande, mais de 45 mil pessoas foram abordadas desde o início das operações, em abril. A ação, realizada pela Sejusp em parceria com a Iagro e Secretaria de Saúde (SES),  busca conscientizar, detectar e prevenir o contágio daqueles que adentram o Estado por via terrestre.

As emendas parlamentares direcionadas ao combate à pandemia na região totalizam R$ 130 mil (R$ 80 mil para Mundo Novo e R$ 50 mil para Japorã). O governo estadual também destinou mais de três mil produtos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) – incluindo máscaras, luvas, aventais e álcool, para o uso dos profissionais que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus nos dois municípios.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) com apoio da Assessoria da Sanesul.

Fotos: Edemir Rodrigues.