Governo recepciona nova turma de estagiários que vai trabalhar nas repartições estaduais

Categoria: Agenda, destaque | Publicado: segunda-feira, agosto 7, 2023 as 08:15 | Voltar

Com foco na capacitação e experiência profissional, o Governo do Estado realizou a cerimônia de recepção ao novo grupo de estagiários que vai trabalhar nas repartições públicas estaduais. Eles foram selecionados para terceira turma do Programa Estágio Supervisionado.

A nova turma tem 116 estagiários, advindos da UFMS (Universidade Federal Mato Grosso do Sul), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), UCDB (Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Anhanguera-Uniderp e IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul).

A solenidade ocorreu no auditório da Uems, em Campo Grande. O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina, representou o governador Eduardo Riedel durante o evento. Ele destacou que será uma grande oportunidade para os estudantes conhecerem como funciona a gestão pública. “Com esta turma já são 300 estudantes neste programa, que proporciona esta experiência profissional”.

Caravina citou que a participação dos estudantes também ajuda no trabalho dos gestores públicos. “Estes jovens chegam com sangue novo, trazendo inovações e novas tecnologias ao serviço público. Importante que haja este acompanhamento para podermos extrair o máximo destes estudantes. Espero que eles tenham um estágio promissor e se tornem grandes profissionais”.

A primeira-dama Mônica Riedel também prestigiou o evento e elogiou o programa. “Os estudantes terão a oportunidade de aprenderem dentro do poder público, adquirirem experiência. Ainda vão contribuir com seus gestores. Todos vão sair ganhando. Serão recém-formados preparados para o mercado de trabalho”.

Os novos estagiários foram selecionados depois de uma prova objetiva e capacitação profissional. Eles começam a trabalhar nas repartições públicas a partir de sexta-feira (11). São acadêmicos dos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. O período de estágio é de um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

Os estudantes cumprem uma carga horária de 30 horas semanais, com bolsa-auxílio no valor de R$1.100,00, auxílio transporte de R$200,00 e seguro. São acadêmicos matriculados a partir do 3° ano ou 6° semestre.

Oportunidade profissional

Os estagiários da terceira turma do programa compareceram à cerimônia e disseram estar ansiosos para começar a trabalhar nas secretarias. “Pesquisei na internet vagas de estágio e encontrei este programa. Na minha área vai agregar muito, porque pretendo fazer concurso público. Assim vou adquirir mais experiência, será meu primeiro estágio”, contou a estudante Beatriz Cavalcante Vilela, que cursa administração na UCDB.

Raissa Cordeiro Lins, que faz Ciências Contábeis na UCDB, revelou que vai trabalhar como estagiária na Uems. “Descobri o programa nas redes sociais. Fiz a inscrição, fui aprovado e passei pela capacitação que foi muito interessante, já que me trouxe conteúdos que não tinha ideia. Vou trabalhar aqui na Universidade, que é perto de casa”.

Já Lívia Dhering, estudante da UFMS, afirmou que este estágio vai contribuir para sua formação. “Estou muito ansiosa para começar a trabalhar e tenho certeza que vai ser muito frutificante para minha formação. O curso de capacitação já deu para aprender coisas novas”.

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, elogiou o Governo do Estado pelo programa e lembrou que ele foi idealizado em 2018, junto com o então secretário de Governo, Eduardo Riedel. “Aos estudantes parabéns pela vitória, os gestores vão acolher todo este grupo, neste programa que é estratégico para o Estado”.

O programa é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Fundect (Fundação de Apoio e de Desenvolvimento do ensino, Ciência e tecnologia) e Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), em parceria com a UFMS, Uems e Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura).

Termo de cooperação

Durante o evento ainda foi assinado um termo de cooperação entre a Fundect e a Funtrab (Fundação do Trabalho de MS), para potencializar e facilitar a inserção destes estagiários no mercado de trabalho após eles concluírem a formação.

“O convênio possibilita que este estagiário que passou pelo programa tenha acesso mais rápido as vagas no mercado de trabalho. Nosso estagiário já sai preparado e vai ser absorvido pelas empresas privadas e até o próprio poder público. Vamos encontrar o melhor caminho para ele se encaixar na sua área profissional”, explicou o diretor-presidente da Fundect, Márcio Araújo.

Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Álvaro Rezende

Publicado por: Adilson da Costa Selvano

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.