Primeiro GovLab Experience motiva servidores de Mato Grosso do Sul

Categoria: Empreendedorismo | Publicado: sexta-feira, março 17, 2017 as 11:13 | Voltar

Workshop de estímulo ao potencial empreendedor promove sinergia e integração entre os participantes

Campo Grande (MS) –  Dando continuidade às iniciativas voltadas ao desenvolvimento do empreendedorismo no serviço público foi realizada, na última quinta-feira (16), o primeiro GovLab Experience em Mato Grosso do Sul, no Centro de Convenções Albano Franco. O evento, de formato inovador, promoveu um dia de imersão com oficinas práticas voltadas para 98 gestores que, de alguma maneira, contribuem para a gestão de resultados em suas organizações.

Participaram do evento, conduzido por renomados consultores da Elo Group, líderes do governo do Estado, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Defensoria Pública, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Prefeitura de Campo Grande e Movimento MS Competitivo.

Além de buscar a integração e compartilhamento de experiência dos diferentes setores da administração pública, a iniciativa busca transformar os participantes em agentes multiplicadores: “Achei sensacional o evento. Literalmente saí outra pessoa do treinamento que mostrou como é possível executar ações quando se tem motivação e vontade de se transformar nossa realidade. Pretendo replicar internamente o que aprendi”, destacou Silvana Batista, técnica em planejamento COPLAN/ SUPAI da Secretaria de Estado de Educação (SED).

Ao todo, 98 líderes participaram do Govlab Experience, com análise de cases, troca de experiências e interação entre os participantes.

As oficinas abordaram cases que permitiram aos participantes avaliar os erros e acertos das iniciativas: “na maioria das vezes se chega à conclusão de que nem sempre a melhor técnica é suficiente para se resolver um problema. Existem fatores comportamentais, políticos e gerenciais que influenciam o resultado – daí a importância do processo que o governo do Estado vem fazendo na gestão por competência”, destacou o Superintendente de Gestão Estratégica da Segov, Thaner Castro Nogueira.

Sobre o evento

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), por meio da Superintendência de Planejamento e Gestão e Fundação Escola de Governo (Escolagov), com apoio da Prefeitura de Campo Grande e Movimento MS Competitivo.

O Gov.Lab, da Elo Group, é uma escola de empreendedorismo em governo que oferece experiências de aprendizagem baseadas em quatro princípios: despertar, ensinar, renovar e impactar.

Consultores

O evento contou com a participação dos seguintes consultores:

Alexandre Guimarães - Facilitador do Govlab Experience
Gerente de Projetos na EloGroup, com forte atuação no setor público, bem como em iniciativas de educação executiva.  É Mestre em Administração de Negócios com ênfase em Gerenciamento Estratégico, pela Universidade de Westminster, Inglaterra, Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Bacharel em Ciências da Logística pela Academia da Força Aérea Brasileira. Acumulou larga experiência como gestor no setor público, tendo coordenado iniciativas relevantes nos temas de orçamento, contabilidade pública, estratégia, processos, projetos, risco e continuidade de negócios.

Ivan Boscariol - Facilitador do Govlab Experience
Consultor na EloGroup e trabalha na conexão entre abordagens analíticas e humanas para melhorar nosso País.  Mestre em Design para Inovação Social pela SVA – Nova York, onde recebeu a medalha Paula Rhodes e o prêmio da SVA Alumni Society pelo desempenho e contribuições para a instituição. Graduado em Relações Internacionais pela UNESP. Trabalhou com inovação em governo e impacto social em diversas organizações, como UNICEF, Prefeitura de Nova York, Tellus e Impact Hub. Já facilitou cursos em inovação em governo e inovação social no Brasil, EUA e Suécia.

Rafaela Osorio - Responsável pelo planejamento e organização do Govlab Experience
Responsável pela operação do GovLab Experience, evento com foco em despertar o potencial empreendedor de servidores públicos que aconteceu em dez capitais no ano de 2016, tendo impactado até então mais de mil pessoas. Formada em Administradora pela Universidade de Brasília – UnB.

Jéssika Machado - Segov.