Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo

Thaner Castro Nogueira

Secretário-Executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com especialização em Gestão Empresarial e em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É servidor público estadual da carreira de Fiscal de Tributos Estaduais desde 2006; É conselheiro e vice-presidente no Conselho de Administração da SANESUL; Foi professor universitário de Finanças e Contabilidade Empresarial na UNIDERP entre 2005 e 2006; Foi assessor econômico da SEFAZ/MS entre 2007 e 2008; Gerenciou o PROFISCO/MS no período de 2009 até o início de 2015 e, cumulativamente, a Unidade de Planejamento Estratégico da SEFAZ/MS de 2012 até o início de 2015; Foi presidente da Comissão de Gestão Fiscal (COGEF), entidade vinculada ao CONFAZ, de 2014 a 2015. Foi Superintendente de Gestão Estratégica na SEGOV/MS, de 2015 a 2022. Com experiência em economia, projetos e planejamento estratégico, tem como desafio estabelecer uma governança eficaz através de boas práticas na gestão pública, promovendo a integração entre Estado e municípios, buscar fortalecer o planejamento governamental por meio de estratégias bem definidas na construção de políticas públicas e gerar dados e evidências utilizando inteligência de dados.

Contato

Telefone: (67) 3321-6585

E-mail:tnogueira@ms.gov.br

Competências

O direcionamento da estratégia governamental baseado na participação da sociedade, em diagnósticos tecno-políticos, na integração de políticas e recursos e na orientação para resultados ao cidadão;

II - O planejamento governamental, no que diz respeito à orientação estratégica na formulação dos programas e do Plano Plurianual, da Lei de Diretrizes Orçamentária e da Lei Orçamentária Anual, em conjunto com a Secretaria de Estado de Fazenda;

III - A orientação e apoio técnico às áreas governamentais em práticas, conceitos e instrumentos de governança e gestão pública;

IV - A avaliação e o monitoramento da ação governamental e dos órgãos e das entidades da Administração Pública Estadual, em especial o acompanhamento das metas e programas prioritários definidos pelo Governador;

V - A coordenação das ações do Governo Estadual nos municípios, em articulação com os órgãos e as entidades da Administração Pública Estadual, focada na atenção às demandas e às necessidades dos municípios e à gestão territorial competitiva;

VI - A articulação da Administração Direta e Indireta para a Agenda de Desburocratização e de Governo Digital, em conjunto com a Secretaria-Executiva de Transformação Digital;

VII - O subsídio de informações gerenciais para análise e tomada de decisões estratégicas por meio da inteligência de dados.

Funções

A missão da Segem é construir e executar o planejamento estratégico e a governança do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, fomentar o municipalismo por meio das ações e programas de Governo, exercendo políticas públicas e fortalecendo a cooperação entre Estado e municípios, elaborar e aplicar estratégias por meio do uso de dados e indicadores para apoiar a tomada de decisões da alta liderança e fazer a gestão de riscos, por meio de análises e estudos dos iniciadores.

A SEGEM tem como atribuição gerir a carteira de projetos estratégicos de Governo, assim como a metodologia de gerenciamento de projetos e de portfólio, como forma de aprimorar a gestão das ações de maior impacto estratégico da Administração Pública Estadual.

São produtos da Segem: Carteira de Projetos Estratégicos; Consórcios Municipais; Contratos de Gestão; Estudos e Matriz de Riscos Estratégicos; Gestão Pública GOV.BR; Indicadores Estratégicos; Mapa Estratégico do Governo; Mensagem à ALEMS; MS Ativo Municipalismo; Painéis de Dados; Plano Plurianual (PPA); Programa Trainee de Gestão Pública; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); Rede de Gestão Estratégica.