Servidores lotam primeiro encontro de empreendedorismo voltado para gestão pública

Categoria: Empreendedorismo | Publicado: terça-feira, março 14, 2017 as 14:24 | Voltar

André Macieira destacou o protagonismo como ferramenta de transformação do servidor na palestra de abertura do encontro

Campo Grande (MS) – Com participação expressiva dos servidores aconteceu, nesta terça (14), a palestra de abertura do primeiro encontro de empreendedorismo para servidores: “Como o empreendedorismo pode transformar a gestão pública”, proferida pelo consultor André Macieira (da Elo Group). Esta foi a primeira vez que o evento, de formato inovador, foi realizado em Mato Grosso do Sul com o objetivo despertar o potencial empreendedor dos servidores públicos e desenvolver as competências necessárias para transformação pessoal e profissional.

O palestrante ressaltou a necessidade de se observar os fatores internos que impedem a aplicação de conceitos de empreendedorismo, e não apontar fatores externos, como de costume: “A discussão é o que nos impede, como pessoa, de utilizar todo o nosso potencial no oferecimento de serviços públicos que façam a diferença. Porque eu não consigo utilizar todo tipo de ferramenta disponível, como gestão de processos, gestão de projetos, indicadores etc, para melhorar efetivamente drasticamente o serviço público de Mato Grosso do Sul ou de Campo Grande. Essa é a reflexão”, provocou.

Na ocasião, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel – representando o governador Reinaldo Azambuja, destacou as perspectivas de desenvolvimento do Estado por meio da mobilização e atuação dos servidores públicos: “Conseguimos construir um estado que é um exemplo de atuação e de desenvolvimento para o Brasil. Esse é o estado que estamos construindo, por ações de agentes do estado. Vocês estão fazendo isso. E olhando o que temos para construir pela frente ficamos satisfeitos, apesar das dificuldades. Essa satisfação é fruto principalmente da ação de vocês. Esse é nosso objetivo como atores de um processo com demandas cada vez mais crescentes para as quais temos que ser cada vez mais eficientes. E só há uma maneira de entregarmos aquilo a que nos propusemos – que é ação individual com espírito empreendedor”, concluiu Riedel.

A iniciativa agradou os servidores, que compareceram curiosos sobre o assunto: “Foi um tema novo. Quando se pensa em empreendedorismo geralmente se associa à iniciativa privada. Então fiquei muito curiosa em saber como aplicar isso no serviço público e gostei da iniciativa”, destacou Reny Correa Lyrio, fiscal agropecuária da Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). “Por ser um assunto novo, vim para saber como podemos aplicar o empreendedorismo na rotina da nossa profissão”, completou a servidora Jucimara Prado, também da Iagro.

O encontro segue no período vespertino desta terça-feira (14), com uma programação voltada para gestores. Desde 2015, o governo de Mato Grosso do Sul tem promovido palestras de apresentação de conceitos de gestão e de eficiência, métodos de construção de planejamentos de longo prazo e de enfrentamento de situações de crise para servidores.

Presença

Compareceram ao evento o secretário de Estado de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis; secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery de Freitas Júnior; secretário de Finanças e Planejamento de Campo Grande, Pedro Pedrossian Filho; presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho, juiz Christian Estadulho; promotor de Justiça e supervisor de planejamento estratégico do Ministério Público, Paulo Roberto Ishikawa e o procurador-geral do Estado, Adalberto Miranda.

Sobre o evento

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), MS Competitivo e Elo Group, a iniciativa conta ainda com a participação interinstitucional dos demais poderes (Legislativo e Judiciário), Prefeitura Municipal de Campo Grande, Assomasul, instituições públicas de ensino como IFMS, UFMS E UEMS.

Confira na galeria imagens da abertura do encontro.

Jéssika Machado – Secretaria de Governo e Gestão Estratégica (Segov).

Fotos: Edemir Rodrigues.