Robson Roberto Duarte de Alencar
Secretário-Executivo de Transformação Digital
Analista de tecnologia da informação efetivo do estado de MS, oriundo da PRODASUL, está no estado desde 1997. Pós-graduado em segurança da informação, em redes e telecomunicações e perícia forense computacional. Já atuou em todas as áreas da tecnologia da informação, tais como: Business Intelligence, desenvolvimento e gestão de sistemas corporativos, administração de Data Centers. Etc. Possui experiência em metodologias ágeis e liderança de equipes.
Competências
A execução de políticas e de diretrizes para as atividades de governança e de gestão dos recursos de tecnologia da informação e comunicação do sistema;
o planejamento e a coordenação da sistemática, modelos, técnicas e ferramentas das atividades relativas à tecnologia de informações e o apoio à definição e desenvolvimento da configuração física e lógica dos sistemas usados ou operados em rede pelos órgãos e pelas entidades do Poder Executivo Estadual;
III - a promoção da infraestrutura tecnológica de comunicação necessária à integração e à operação dos sistemas estruturadores das atividades administrativas e operacionais e da comunicação eletrônica oficial entre os órgãos e as entidades da Administração Pública Estadual;
IV - o desenvolvimento e a manutenção de sistemas de segurança de informações que assegurem a proteção dos dados contra acessos ou uso não autorizados;
V - a promoção, a prospecção e as melhorias das plataformas e das bases tecnológicas a serem adotadas pelos órgãos e pelas entidades da Administração Pública Estadual, visando à integração e à simplificação de serviços e de processos e sistemas de governo;
VI - a transformação digital de serviços públicos e processos administrativos, de governança e de compartilhamento de dados e a consolidação de canais digitais fomentando sua utilização;
VII - a promoção do desenvolvimento e a implantação de soluções tecnológicas de tratamento da informação na Administração Pública Estadual, que subsidiem a tomada de decisões e o planejamento de políticas públicas;
VIII - a promoção da pesquisa sobre novas tecnologias que possam aprimorar as ações dos órgãos da administração pública.
Funções
- Apoiar a elaboração do PDTI, visando à uniformização de instrumentos.
- Coordenar a implementação da Estratégia de Governo Digital.
- Monitorar as iniciativas de transformação digital.
- Apoiar a introdução de tecnologias e de serviços compartilhados e integrados.
- Estabelecer padrões, métricas, orientações e prazos para a elaboração de projetos, planos e ações.
- Apoiar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades de agentes públicos em matéria de tecnologia da informação e de comunicação.