Publicado em 08 dez 2025 • por Elaine Regina Paes da Silva •
Revista Planejamento e Futuro retrata experiência do Estado com o programa “MS Ativo Municipalismo”
A Revista Planejamento e Futuro, publicação do Conseplan (Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento) que reúne artigos técnicos, análises e experiências de gestão pública dos estados brasileiros, traz em sua última edição, o case de Mato Grosso do Sul sobre o programa MS Ativo Municipalismo.
Lançada durante o maior fórum de governança e planejamento do País, a publicação apresenta ainda o artigo do secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, e do superintendente de Inteligência de Dados da Segem, Leandro Sauer, intitulado “Da coleta de dados à inteligência governamental: desafios e avanços no Mato Grosso do Sul”.
O lançamento da revista ocorreu durante o XCV Fórum Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento, realizado de 3 a 5 de dezembro no Rio de Janeiro, evento que reuniu representantes dos estados e do governo federal para discutir os principais desafios do planejamento público, do orçamento e da modernização da gestão. A edição apresentada no encontro reflete a diversidade de práticas adotadas em todo o País e evidencia o esforço conjunto para qualificar políticas públicas a partir de metodologias, diagnósticos e soluções orientadas a resultados.

O material apresenta ainda artigo assinado por Thaner Castro Nogueira (Segem) e Leandro Sauer, sobre os desafios e avanços na transformação de dados em inteligência governamental
“Fazer parte desta publicação valoriza o esforço que Mato Grosso do Sul vem realizando para aproximar planejamento, dados e diálogo com as prefeituras. É uma oportunidade de mostrar nossa evolução e, ao mesmo tempo, aprender com as experiências de outros estados, fortalecendo a construção de soluções conjuntas”, destaca o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem), Thaner Nogueira.
A participação de Mato Grosso do Sul no fórum também reforça o alinhamento do Estado às agendas nacionais de governança, monitoramento e orçamento, que reúnem entre pautas comuns a todos os Estados, a estruturação dos sistemas de planejamento, reforma administrativa sob a ótica da eficiência, revisão de gastos e planejamento de longo prazo.
Elaine Paes, Segov