Mesmo com pandemia, Estado gera mais de 5 mil novas vagas de empregos, destaca Sérgio Murilo

Categoria: Desenvolvimento | Publicado: quinta-feira, abril 29, 2021 as 11:20 | Voltar

Apesarpandemia Covid-19, a economia sul-mato-grossense demonstra resiliência e tem dado sinais de superação no tocante à geração de empregos. Dados do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério da Economia, divulgados na quarta-feira (28), mostram que em março foram gerados 5.152 novos empregos no Estado, o que eleva para mais de 5 mil novas vagas no primeiro trimestre de 2021. Foram 3.666 em janeiro e 7.032 em fevereiro. O saldo desses três primeiros meses de 2021 é mais que o dobro do total apurado no primeiro trimestre de 2020, quando foram criados 7.548 novos empregos.

“O Governo Reinaldo Azambuja que tem se empenhado em buscar uma solução firme sobre a pandemia. Vale ressaltar que este número de empregos gerados é um indicador muito importante e nós vamos equilibrar a balança de salvar vidas com a economia este é o meu propósito como secretário de governo e principalmente do governador Reinaldo Azambuja. ”, observou o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (SEGOV), Sérgio Murilo.

Os setores que mais geraram novos empregos formais foram: Serviços (2.555 vagas), Comércio (958) e Agropecuária (798). Os serviços que tiveram altas no mês de março de 2021 foram: Transportes (673), Saúde (466) e Educação (374). O Comércio também vem apresentando ótimo desempenho. No acumulado dos últimos 12 meses gerou 8.059 vagas a mais. Nesse período, Mato Grosso do Sul apresentou uma criação de 23.929 empregos formais.

A indústria de transformação também se destaca com 561 vagas a mais em março, enquanto em outro subsetor (Construção Civil) foram geradas 267 novas vagas. No acumulado dos últimos 12 meses, a Indústria apresenta uma criação de 6.041 novas vagas.

Na distribuição regional dessas vagas, o município de Campo Grande apresentou melhor resultado com geração de 5.224 novos empregos formais, seguido de Dourados (1.388), Três Lagoas (957) e Chapadão do Sul (764).

A retomada da economia tem sido uma preocupação constante do governo do Estado, segundo aponta o secretário, elencando algumas medidas adotadas. “Mato Grosso do Sul não parou, estamos com vários projetos que já beneficiam a população como o Mais Social, estamos criando o Microcrédito além de um grande projeto para Cultura e outras atividades voltadas ao comércio. Isso irá minimizar o dano causado pela pandemia. O estado está concentrado em fazer que o empreendedor tenha uma folga em seus pagamentos e cumprimentos tributários flexibilizando e ajudando de forma direta cada categoria. ”, comentou Sérgio Murilo.

Sérgio Murilo finaliza afirmando não ter dúvidas de que, ainda neste ano, o Estado experimentará um forte crescimento em vários setores “Em breve, vamos apresentar para o Governador Reinaldo Azambuja um grande projeto e muito importante na área da cultura para atender o setor que está desabrigado desde o início da pandemia. E nós aqui do Mato Grosso do Sul estamos concentrados nesta solução. Além do projeto voltado para cultura vamos ter um anuncio importante para a região de Ribas do Rio Pardo. E vale lembrar ainda que este ano mesmo com estando neste processo pandêmico Mato Grosso do Sul terá mais de 10 bilhões em investimentos. ”

Mariellyn Batista - SEGOV