Campo Grande (MS) – Durante a inauguração do Centro de Formação e Pesquisa Professora Doutora Mariluce Bittar, nesta terça-feira (29.10), ocorreu o lançamento da versão impressa do Currículo de Referência de MS – Educação Infantil e Ensino Fundamental, norteado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O documento teve sua versão preliminar apresentada em junho de 2018 e foi entregue, em versão completa, na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, em novembro do mesmo ano. Construído por meio do Regime de Colaboração, teve sua versão final impressa apresentada.
O secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, no ato representando o governador Reinaldo Azambuja, destacou: “A transversalidade é uma das plataformas do governo de Mato Grosso do Sul. Não podemos ter pastas isoladas e vemos que a Educação faz um excelente trabalho em conjunto não apenas com outras secretarias, mas com outros segmentos. Exemplo disso foi a construção do Currículo de Referência de MS, em regime de colaboração com os municípios por meio da UNDIME, que dará identidade e visão de futuro ao nosso Estado, sempre na vanguarda da educação de qualidade. Hoje somos referência em todo país com o programa Escola da Autoria, que oferece educação de tempo integral, e já colhe ótimos frutos”.
O coordenador estadual de Implementação da Base Nacional Comum Curricular, Hélio Daher, mencionou a dedicação para desenvolver o currículo de Referência. “O regime de colaboração entre estado e municípios foi primordial, entendemos, desde o início (2017) a importância do diálogo, independente se for da rede pública ou privada, todos são estudantes sul-mato-grossenses. Agradecemos aos 22 redatores, que tiveram trabalho gigantesco, foram 126 mil contribuições para produção deste documento, 11 seminários, passamos pelo Conselho Estadual de Educação, então esta discussão levou ao êxito deste currículo que fora construído por 79 municípios e Estado de MS”, relatou Daher.
A Secretária de Estado de Educação, Cecília Motta enfatizou a importância do lançamento do currículo e da inauguração do Centro de Formação e Pesquisa Professora Doutora Mariluce Bittar. “Aqui é uma casa de ideias, uma casa de pensamento, Mariluce Bittar (in memorian) foi minha orientadora de mestrado e hoje empresta seu nome a esta instituição. Sou muito grata aos seus ensinamentos, bem como ao professor Pedro Demo, que mostraram o caminho da dedicação aos estudos para que pudéssemos fazer a diferença e mudar a educação do país. Com um trabalho em conjunto, em regime de colaboração, Mato Grosso do Sul estará fazendo a diferença na vanguarda da educação. E este documento direcionará, por muitos anos, a política de Mato Grosso do Sul ”, destacou Cecilia Motta.
O Centro de Formação e Pesquisa Professora Doutora Mariluce Bittar, em operação no atual formato desde 2016, é responsável por receber profissionais de toda a Rede Estadual de Ensino (REE), além de profissionais de outras redes, para os processos de formação continuada ofertados pela SED e outros parceiros. Hoje, além dos cursistas, o local também conta com a presença das equipes da Coordenadoria de Formação Continuada e Gerência de Ensino Médio em Tempo Integral da pasta. Por fim, a data também marcou o lançamento da plataforma voltada para a consulta do Currículo do Ensino Médio. A etapa marca a reta final de construção do documento que estará disponível para o acesso dos professores e gestores de todo o estado durante o período de análise.
Participaram da solenidade, secretário adjunto de Educação, Edio Antonio Resende de Castro, deputado estadual Rinaldo Modesto, presidente da UNDIME/MS e secretária municipal de Educação de Costa Rica, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, professor colaborador da construção do Currículo de Referência de MS, Pedro Demo, presidente do Conselho Estadual de Educação, Eva Maria Katayama Negrisolli, presidente do Sindicato Patronal das Escolas Particulares de MS, Maria da Gloria Paim Barcelos, Santo Rossetto, assessor técnico, representando o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul.
BNCC
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.
A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Adersino Júnior – Secretaria de Estado de Educação (SED).
Fotos: Divulgação.