Campo Grande (MS) – O planejamento de realizações é um dos fatores que faz com que a gestão do governador Reinaldo Azambuja tenha reconhecimento por suas ações. Ano passado, Reinaldo foi citado no site G1 como o governador que mais cumpriu promessas de campanha e no último dia 5 o jornal Estadão publicou matéria na qual aparece como o segundo governador mais bem avaliado nas capitais, com 50% de avaliações como ótimo e bom.
A avaliação é do superintendente de Planejamento e Gestão, da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Thaner Nogueira, que apresenta nesta quarta-feira (14), no Sebrae, durante o workshop Boas Práticas de Gestão, o case dos Contratos de Gestão aplicados na administração estadual. Desde o ano passado, as realizações do executivo estão sendo conduzidas por meio da formatação de contratos pactuados entre o governador e as 13 secretarias e a Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Em seu primeiro ano de aplicação, o sistema construído com apoio do Movimento Brasil Competitivo (MBC) atingiu 65% das realizações das 115 metas previstas, um resultado considerado positivo se comparado a outros processos de gestão pública e até privadas. Este ano, os contratos de gestão assinados preveem 196 iniciativas, sendo que as reuniões de monitoramento realizadas no final de agosto apontaram que 166 delas estão em andamento e que 124 estão dentro do prazo.
Entre as realizações previstas nos contratos de gestão do Estado estão a Caravana da Saúde e a elevação da nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado semana passada. “O planejamento melhora nossa eficiência nas entregas para a sociedade”, definiu Azambuja.
Para Nogueira, o planejamento de gestão evita que os resultados de uma administração fiquem na dependência da competência de um ou de alguns gestores. “Os contratos de gestão permitem o equilíbrio das políticas públicas, fazendo com que nenhuma das áreas prioritárias fique sem ações concretas por parte do governo”, disse, destacando que o sistema de monitoramento exerce papel fundamental.
Plano de Gestão – O Plano de Gestão é um documento elaborado pelas secretarias do governo estadual com o planejamento das obras e realizações prioritárias. Segue orientação do Plano Plurianual (PPA), elaborado pelo poder público estadual ano passado a partir das diretrizes gerais a serem seguidas até o final do mandato de Reinaldo Azambuja. Os Planos de Gestão contém ações práticas, com os prazos de entrega e forma de comprovação definidas, e foram elaborados com supervisão da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov).
Serviço: o workshop Boas Práticas de Gestão é uma realização do Sebrae e do Movimento Brasil Competitivo (MBC). Inicia nesta terça (13), às 19h, e prossegue na manhã desta quarta (14), às 8h, trazendo cases de gestão da iniciativa pública e privada.
Rosane Amadori – Assessoria de Imprensa Segov
Foto: Chico Ribeiro