Programa abre espaço para recém-formados atuarem em áreas estratégicas da administração pública

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, março 1, 2018 as 16:00 | Voltar

Campo Grande (MS) – Em seu terceiro ano de execução, o Programa de Inserção de Recém-Formados em Gestão Pública (PIGP) do Fórum de Governadores Brasil Central traz sete jovens recém-formados em graduação ou pós-graduação para atuar como trainees em setores do Governo de Mato Grosso do Sul. Nessa quinta-feira (1º.3), foram recepcionados em ação de capacidade pela equipe da Superintendência de Planejamento e Gestão, no auditório do Centro de Recuperação de Animais Silvestres.

Todos passaram por processo seletivo conduzido pela organização sem fins lucrativos Vetor Brasil – com apoio técnico da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov). Contratados por meio de bolsas de estudo da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), eles cumprem contrato de 12 meses, que pode ser prorrogado pelo mesmo período. Os selecionados alocados na Controladoria Geral do Estado (PGE) e nas secretarias de Estado de Governo e Gestão Estratégica, de Fazenda (Sefaz) e de Educação (SED).

“Quero agradecê-los por terem aceito o convite para atuar em Mato Grosso do Sul. Como disse anteriormente, queremos proporcionar liberdade para que vocês façam o trabalho de vocês. Além de liberdade, a gente precisa de ousadia. Saiam da caixa mesmo, provoquem, enfrentem, no bom sentido, é claro”, aconselhou o secretário da Segov, Eduardo Riedel. Em seguida, ele almoçou com os sete trainees.

Jovens recém-formados de diversas regiões do País atuarão na gestão pública durante este ano

Para Carlos Seizem Iramina, 30 anos, a participação no programa é uma oportunidade de mudança. “Já trabalhei tanto no setor público quanto privado. Esse programa me parece uma oportunidade de causar algum impacto e contribuir com a coisa pública de uma maneira diferente”, comentou. Formado em Ciências Sociais e Economia, com Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Unicamp, ele trabalhará no Centro de pesquisas da CGE. “Fiquei feliz com a vinda para cá, senti que os profissionais daqui são bastante receptivos”, ressaltou.

“Preparamos esse encontro para explicar aos trainees nosso modelo de gestão, assim como as funções que serão atendidas por eles. É um modo de alinhar os trabalhos, de modo que possamos otimizar as ações”, explicou o superintendente de Planejamento e Gestão da Segov, Thaner Nogueira. A programação contou com apresentações sobre secretarias e escritórios, além de metodologias que vêm sendo aplicadas no Estado, como os contratos de gestão.

Selecionados 2018

• Carlos Seizem Iramina – graduado em Ciências Sociais (USP) e Ciências Econômicas (Unicamp), além de Mestrado em Desenvolvimento Econômico (Instituto de Economia – Unicamp). Atuará no Centro de Estudos e Orientações Técnicas, da Controladoria Geral do Estado (CGE);
  • Amanda Sara Silva Vieira – graduada em Relações Internacionais (UnB), com intercâmbio acadêmico na Universidade de Coimbra. Atuará no Escritório de Projetos e Qualidade (CGE);
  • José Teoge Maciel Filho – formado em Finanças (UFCE) e fez curso de imersão na cultura americana pela Embaixada dos EUA no Brasil. Atuará na Sefaz, no setor da Coordenadoria do Núcleo de Modernização Estadual;
  • Arthur Reis Rimoldi – graduado em Gestão Pública (UFMG). Atuará como setorialista na Superintendência de Planejamento e Gestão, da Segov;
  • Renato Dallora – formado em Engenharia Civil (USP) com intercâmbio para a Université Joseph Fourier, na França. Pós-graduado em Planejamento Urbano (USP). Alocado no Escritório de Processos da Segov/SGE;
  • Walberto Costa Terra – graduação-sanduíche em Engenharia Civil (UFV) – Rose Hulman Institute of Technology (EUA). Atuará no Escritórios de Projetos da Segov/SGE;
  • Talita Hernandes Borges – formada em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV). Atuará na Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais da SED.

Sobre o Programa

O plano de trabalho estabelecido no Programa de Inserção de Recém-Formados em Gestão Pública (PIGP) teve início em dezembro de 2015, com processo de seleção realizado pela organização Vetor e avaliação da equipe Segov. Anualmente, são realizados dois processos seletivos com contratação por meio de bolsas de estudo com prazo determinado de 12 a 24 meses, viabilizadas pela Fundect e com apoio técnico da Segov.

Texto e fotos: Thiago Andrade – Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov)