Campo Grande (MS) – Nesta sexta-feira (17), o governo do Estado realizou uma solenidade de assinatura dos decretos de reestruturação e de transferência de bens, direitos e obrigações das secretarias, publicados no Diário Oficial nº 9.371, com designação de seis novos dirigentes para composição da nova estrutura do Estado (reorganizada pela lei n º 4.982 de 14/03/17).
Segundo o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, a Reforma Administrativa segue o processo natural de ajuste à realidade: “Trata-se de um passo normal, com o objetivo de deixar o estado adequado à situação que estamos vivendo no país. O objetivo é criar uma estrutura mais enxuta que possa responder à sociedade sem perder eficiência”, destacou Riedel.
A partir de hoje, as atividades de Comunicação, Defesa Civil, Cerimonial, Relação Institucional e de Representação no Distrito Federal foram transferidas da Secretaria de Estado da Casa Civil para Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov). Já a atividade de orçamento da Segov passou para a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz).
“O que houve foi uma fusão. As atribuições da Casa Civil e da Segov, secretarias que trabalhavam muito próximas, serão reorganizadas dentro de uma única estrutura, com muita tranquilidade e confiança de que as demandas continuarão sendo tocadas de acordo com as necessidades”, destacou o secretário Eduardo Riedel em entrevista à imprensa durante a solenidade.
Subsecretaria de Relações Institucionais
Para reforçar a articulação institucional da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica foi empossado, durante a solenidade, o subsecretário de Relações Institucionais da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica de MS, Alessandro Menezes.
“O meu papel é auxiliar o governador e o secretário para que possamos dar cada vez mais celeridade, junto aos secretários, às demandas da população. Quando se fala de articulação institucional é exatamente isso: ter um alinhamento com a Assembleia e com os prefeitos, algo que já vinha sendo feito e que agora venho para reforçar”, explicou o subsecretário.
Alessandro ocupava, desde 2016, o cargo de Superintendente da SGI (Superintendência de Gestão de Informação), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Os demais dirigentes empossados foram: Tomaz Ramos Escrivano (secretário adjunto de Estado de Cultura e Cidadania); Maria do Carmo Avesani (diretora presidente da Agehab); Emerson Antônio Marques Pereira (diretor presidente da Agesul); Bruno Wendlin (diretor-presidente da Fundação de Turismo) e Marcelo Monteiro Salomão (superintendente do Procon/MS).
Jéssika Machado – Assessoria de Comunicação da Segov.
Fotos: Chico Ribeiro.