Rota do Desenvolvimento orienta prefeitos sobre as particularidades da gestão pública

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, novembro 7, 2016 as 16:50 | Voltar

Campo Grande (MS) – Para uma gestão pública eficiente é preciso disciplina, simplicidade, delegação e controle. A orientação é do superintendente da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Thaner Nogueira, e foi repassada na manhã desta segunda-feira (7) aos prefeitos, atuais e eleitos, participantes da Rota do Desenvolvimento. O evento é uma realização do Governo do Estado realizado, em parceria com as instituições do Sistema S, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

A edição da Rota realizada na capital vai até quarta-feira (9) e tem programação específica voltada para os gestores municipais. No painel ‘Políticas públicas e órgãos de controle, parceiros do desenvolvimento regional’ Nogueira apresentou o mapa do desenvolvimento estratégico do Executivo Estadual, formado a partir de quatro eixos de atuação: social, econômico ambiental, infraestrutura e gestão.

O superintendente chamou atenção dos novos prefeitos para a necessidade de planejamento para que as obrigações das prefeituras não se sobreponham às realizações propostas. “Se não houver cuidado, vocês vão virar gestores de folha de pagamento”, alertou, destacando que o controle significa acompanhamento. “A melhor política que for não vai trazer resultado se a técnica não estiver junto. Então, coloque o melhor gerente que você puder nos projetos mais importantes”, destacou.

Recomendou que os novos prefeitos se inteirem desde já da gestão pública de cada prefeitura para a elaboração do Planejamento Plurianual (PPA) consistente. “Um PPA consistente é quase uma Bíblia a ser seguida. Bem elaborado, fica mais fácil de fazer as entregas”. E alertou para as consequências de improbidades administrativas. “Orçamento público tem que ser levado a sério. A presidente da república perdeu o mandato por desafiar as leis orçamentárias. Alguma lição tem que ficar disso”.

Nogueira apresentou os mecanismos do Governo Estadual para melhorar a gestão, entre eles o Conselho de Governança, o Comitê de Desburocratização e programa de Gestão por Competências, com objetivo de aproximar o perfil dos servidores às necessidades da instituição.

58173f96cbeaaba5032ce8b62f616229913dc38e53d6b

Fogaça: aprender para evitar equívocos

O painel contou também com apresentações sobre a Lei Geral e Supersimples (Sebrae), monitoramento de compras públicas (Tribunal de Contas) e compras sustentáveis (Escritório das Nações Unidas). O prefeito eleito de Douradina, Jean Fogaça, elogiou a iniciativa dos parceiros de oferecer uma agenda técnica aos novos gestores. “O mundo está em transformação, precisamos nos capacitar, aprendendo para evitar erros e equívocos que podem prejudicar a administração”, disse, considerando que este é o primeiro de três dias de atividades no evento.

O prefeito de Ladário, José Antonio Assad Faria, que já tinha participado da Rota do Desenvolvimento em Corumbá, destacou a importância do evento pra quem está encerrando a gestão. “É um evento fundamental do Governo do Estado. Não somente essa edição, mas todas as anteriores serviram e servem ainda muito para o planejamento, para a busca de novas oportunidades para o município. Vai nos ajudar muito no encerramento do mandato, no processo de transição para que aqueles que iniciam agora possam ter uma rota, um caminho para o desenvolvimento".

Para encerrar, o superintendente da Segov destacou a parceria proposta pelo Governo do Estado aos novos gestores. “A gente gostaria muito de ver os municípios avançando nos processos de gestão”.

Evento - A Rota do Desenvolvimento acontece no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e oferece mais de 160 atividades gratuitas distribuídas em espaços temáticos, exposições, palestras, oficinas e minicursos. A realização é do Governo do Estado, por meio da Semade, em parceria com o Sebrae e instituições do Sistema S, empresariais, de ensino e pesquisa. Esta edição, além de empresários e empreendedores de Campo Grande e região tem participação de gestores municipais de todo o Estado. Os prefeitos eleitos dos municípios sul-mato-grossenses foram convidados pelo governador Reinaldo Azambuja para uma reunião que irá acontecer às 18h desta segunda-feira (7), no Auditório Germano de Barros.

Rosane Amadori – Assessoria de Imprensa Segov

Fotos: Rosane Amadori/Zenyl Araújo (O Progresso)