Secretaria de Governo recebe intercambistas de quatro países

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, março 21, 2017 as 18:58 | Voltar

Mestrandos em Desenvolvimento Territorial Sustentável da UCDB conhecem o modelo de gestão do Governo de MS e discutem sobre desenvolvimento

Campo Grande (MS) - Com o objetivo de trocar informações sobre o desenvolvimento social, sustentável e econômico entre países – com foco no estado de Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica recebeu, nesta segunda-feira (20), quatro acadêmicos do Mestrado Internacional em Desenvolvimento Territorial Sustentável da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Na ocasião, os intercambistas Caterina Dada (Itália), Janine Alisha Gölz (Alemanha), Dao Thu Trang (Vietnã) e Felipe Thornberry Giraldo (Colômbia), que desenvolvem dissertações por meio do Programa Erasmus Mundus, apresentaram os temas de suas pesquisas e receberam subsídios e informações sobre a atual gestão do Estado.

Para o secretário adjunto de Governo e Gestão Estratética, Jader Rieffe Julianelli Afonso, todos ganham com esse intercâmbio de informações: “Iniciativas assim enriquecem os dois lados. Os pesquisadores aprenderam como funciona o nosso governo, focado no planejamento e gestão e nos proporcionaram esse olhar de fora, mostrando o que pode ser melhorado”, explicou. “Proporcionar mesa redonda de debates com profissionais em formação superior strictu sensu é uma oportunidade única. Ainda mais quando o alvo da pesquisa é o nosso Estado”, completou o assessor de Pesquisas Econômicas Aplicadas (SPGE / SEGOV), Clauber Aguiar, que articulou a visita dos acadêmicos.

"O olhar de fora dos estudantes nos permite enxergar o que às vezes não percebemos", destacou o subsecretário da Segov, Jader Afonso.

Durante o encontro, que também contou com a presença de acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, os mestrandos enumeraram, a convite dos organizadores, algumas áreas que podem ser priorizadas visando o desenvolvimento da região: “Eu daria atenção à biodiversidade, pois é um ativo que vocês possuem e que outros lugares não têm. Protegeria essa biodiversidade, pois essa é uma escolha que traz benefícios econômicos”, apontou a italiana Caterina Dada. “Eu investiria em tentar fazer com que resíduos sejam vistos como um capital que pode ser utilizado e não simplesmente como lixo”, pontuou Janine Alisha Gölz, da Alemanha.

Intercambistas apresentaram detalhes de suas pesquisas, conforme a área de atuação, e sugeriram de ações para o desenvolvimento regional.

O incentivo à troca de informações e diálogo com todos os setores da sociedade, incluindo pesquisadores, faz parte das premissas de atuação da Secretaria de Governo: “Dentro de uma concepção holística de futuro, observamos que apenas nos dois primeiros meses deste ano a Itália, juntamente com países baixos e Alemanha, foram alvo de 12,92% das exportações do Estado, o que representou cerca de US$75 milhões. Estabelecer canais de comunicação com tomadores de decisão e pesquisadores de outros países deve fazer parte de uma visão estratégica de Estado”, ressaltou Clauber.

Sobre o programa

O programa de intercâmbio Erasmus Mundus da UCDB entre estudantes é promovido em parceria com três universidades europeias: Universidade Pantheon-Sorbonne Paris 1 (França), Universidade de Estudos de Pádua (Itália) e Universidade de Louvain (Bélgica).

Texto: Jéssika Machado - Assessoria de Comunicação da Segov

Foto do destaque: Rafael Pinheiro de Lima.

Fotos matéria: Edemir Conceição.