Secretário Riedel recebe equipe do Projeto Rondon

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, fevereiro 13, 2017 as 18:05 | Voltar

Campo Grande (MS) – Depois de realizar atividades nos estados vizinhos do Centro-Oeste, o Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa, quer estender o Projeto Rondon para Mato Grosso do Sul. A intenção foi manifestada pelo gerente do Projeto, coronel Paulo José Português Vasconcellos, e chefe da seção de operações, coronel Hidenobu Yatabe, em agenda com o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel, nesta segunda-feira (13).

O Projeto Rondon teve sua primeira operação em 1967, foi desativado em1989 e retomado em 2005. Tem como objetivo viabili­zar a participação do estudante universitário em processos de desenvolvimento sustentável e de fortalecimento da cidadania. Por meio de ações que envolvem diferentes áreas, a iniciativa também se propõe a contribuir com a cidadania dos participantes e com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida das comunidades.

O projeto desenvolve ações nas áreas de direitos humanos e justiça, educação, saúde, comunicação, meio ambiente, tecnologia e cultura, com o trabalho voluntário de acadêmicos durante o período das férias escolares. Cada equipe é formada por dois professores e oito alunos e fica duas semanas em cada município, sendo que as atividades normalmente demandam a participação simultânea de duas equipes.

A proposta é que 20 municípios de Mato Grosso do Sul sejam contemplados com o projeto, que deverá ser desenvolvido em período compreendido entre janeiro e fevereiro do ano que vem. “O projeto atende municípios com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) inferior a sete e com até 30 mil habitantes”, adianta Vasconcellos. Se concretizada a proposta, a operação no Estado vai envolver 400 pessoas, entre acadêmicos e professores.

Além da participação e apoio das Forças Armadas e instituições de ensino superior, para ser viabilizado o Rodon precisa do apoio dos municípios e do Estado. “É uma iniciativa que deixa frutos por onde passa e contribui para formação de cidadania e o protagonismo e juvenil. O Estado vai oferecer todo o apoio possível para que o projeto seja desenvolvido aqui”, disse Riedel.

Desde que foi reativado, o Projeto Rondon teve 72 operações em 1,1 municípios e 24 estados, com participação de 2,1 mil instituições e de 21 mil universitários e professores. A iniciativa tem participação de oito ministérios e envolve alunos da segunda metade do curso e tem o critério de não repetir o aluno em sua operação. “O Projeto proporciona aos universitários o conhecimento dos desequilíbrios regionais brasileiros e desenvolve no estudante universitário a responsabilidade social, espírito crítico e patriotismo”, define Yatabe.

Rosane Amadori – Assessoria de Imprensa Segov